26 de agosto de 2011

A Bíblia é cheia de erros!


Se existe um livro lotado de erros, este é a Bíblia! Calma, não estou falando heresia alguma (não que eu não o faça as vezes, rs). Não estou dizendo que a Bíblia tenha erros de escrita, tenha expressado ideais errados e muito menos que se contradiga. Muito pelo contrário! Um dos aspectos mais impressionantes da Bíblia é a sua constância e coerência nas ideias. O que quero apontar são erros contidos nela, mas que não são dela.

Existe um fato que me chama muito a atenção em toda a Bíblia e que, pra mim, é um indício de que ela não foi forjada ou alterada com o tempo. Tanto o Velho Testamento como o Novo Testamento são dotados de erros cometidos por seus personagens principais e secundários também. Muitos deles, patriarcas da nação de Israel. Isso é muito impressionante! Se eu quissesse escrever, por mim mesmo, um livro que se propusesse a ser guia espiritual, não exporia de tal maneira muitas atitudes equivocadas. Na nossa percepção, o que um livro desse precisaria é de pessoas perfeitas que façam tudo na perfeita vontade de Deus; que não tentem fugir da missão que cada um tem. Apenas os "vilões" errariam.

A Bíblia mostrando, mais uma vez, que é um livro acima de qualquer expectativa humana, foge dessa ideia simplista e faz exatamente o oposto, expondo as falhas até de grandes personagens bíblicos, como Jacó, Moisés, Abraão, Davi, Pedro e assim por diante. O homem que foi chamado "segundo o coração de Deus" adulterou; o pai da fé não esperou a benção de Deus e teve filho com a serva; o mesmo que libertou Israel do Egito irou-se e não entrou na terra prometida; um dos líderes da Igreja primitiva negou a Cristo três vezes e por aí vai.

Todas estas histórias nos mostram a total depravação humana, que não isenta nenhum de nós. Entretanto, isso não é um incentivo a que permaneçamos nos erros que cometemos. O impressionante é que surge, se destacando no meio dessa lama toda, a misericórdia e paciência de Deus com cada um deles, refazendo tudo a pesar deles. Vemos a soberania dEle em cada uma dessas histórias. E hoje acontece o mesmo, apesar de nós.

Devemos querer ser como esses pecadores! Pessoas que erram sim, mas que se arrependem e desfrutam do perdão e renovação de vida que só Deus pode proporcionar. Pecadores salvos pela graça!

Por Daniel Seixas

Um comentário:

  1. Texto MUITO bom!
    Muitas pessoas tem idéias tão erradas sobre a Bíblia... Se soubessem do quanto ela é útil pra vida e o quanto somos semelhantes às pessoas que tem suas histórias relatadas ali...

    Tão mandando muito bem com esse blog!
    Orgulho de vocês...
    Parabéns (:

    ResponderExcluir